Como está sendo nosso inicio de ano?
- pilaresdosaber1
- 12 de mar.
- 4 min de leitura
Confira a adaptação e projetos de 2025:

Iniciamos nosso ano com muitas novidades: salas novas, recepção e cobertura do parque. Tudo isso visando melhorar a qualidade do atendimento para nossos pequenos, a reforma dos nossos espaços ainda não acabou, porém o nosso pedagógico continua com o trabalho que vocês familiares já puderam acompanhar no ano anterior: Nossa proposta de adaptação é pensada em garantir que nossas crianças sintam-se seguras e confortáveis. Ainda que muitos deles já sejam "velhos conhecidos", nos preparamos para encontrá-los em uma fase de transição, onde não são mais "tão bebês". Práticas pedagógicas que desde o primeiro dia estimula a sua autonomia, sua evolução e garantam os seus direitos de aprendizagem. E quais são eles? Bem, para os familiares que ainda não conhecem nosso método de trabalho e como são feitas nossas propostas pedagógicas, antes da prática existe a teoria a ser aplicada: baseamos todas as propostas nos eixos norteadores "as interações e brincadeiras" que incluem conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. E de que maneira estamos garantindo esses direitos?
Para que as crianças sintam-se seguras temos uma rotina que inicia já com o café da manhã (por isso pedimos para que evitem as faltas): Roda de conversa onde as professoras falam sobre temas variados com as crianças e isso nos permite descobrir e avaliar muito de cada um de seus filhos. Não é apenas "tomar o café ", nesse momento agradecemos junto aos pequenos pelo alimento de cada dia e fazemos registros e avaliações para poder produzir as sequências didáticas e posteriormente, os pareceres através das conversas e descobertas diárias:
Processo repetido de manhã com o pãozinho caseiro fresquinho da Dona Dalila e a tarde com a eploração das frutas. Nossos momentos de rotina não envolevm somente as refeições- nossos pequenos participam do processo de higiene, axiliando as educadoras com a higienização das mãos, escovando os dentinhos e higienizando os colchões para preparar as caminhas para o soninho. Isso incentiva a sua autonomia e a sua autoestima; Eles ficam orgulhosos em poder cuidar dos seus pertences, ajudar os amigos e "serem ajudantes da turma":
Chamada e produção do crachá com nome Nossos momentos de parque também são planejados, o que chamamos de "jogos simbolicos": As professoras fazem a oferta de brincadeiras de faz de conta onde os pequenos criam situações que vivem em casa. Esses momentos são feitos de diferentes formas:
Nos momentos de psicomotricidade (brincadeiras de movimento direcionado) e psicomotricidade relacional onde entregamos os materiais de largo alcance para que os pequenos criem seus cenários e suas brincadeiras usando a imaginação: Na sala onde preparamos cantinhos de brincadeiras (como a cozinha sustentável) no parque ou na quadra, onde dividimos as crianças em grupos e isso os ajuda a entender melhor sobre compartilhar, dividir brinquedos e espaços e criar pares para brincar:
Notem que eles são livres para criar suas brincadeiras "Dia da praia" Dinâmica do dia do amigo Festa de carnaval e dança com fitas Nossos momentos de leitura que podem ser em conjunto, onde os pequenos aprendem a manipular os livros e observar diferentes tipos de ilustração e escrita:
Momentos de dramatização onde a educadora utiliza os materiais da sala de contação para recriar os contos de forma lúdica, podendo ser pelos adultos ou incentivando que os pequenos recontem ou criem histórias para os amigos, processo que incentivamos a ortória e chamamos de Storytelling ( habilidade de contar histórias utilizando enredo elaborado, narrativa envolvente e recursos audiovisuais)
Momentos onde usamos o ateliê e oferecemos a possibilidade de diversos tipos de suportes e riscantes para que os pequenos produzam suas obras de forma livre ou direcionada (por isso é importante que todas as famílias tragam o caderno, ele é pessoal e a criança é livre para pegar se assim preferir):
Nosso projeto da horta que é dividido em etapas e envolve a preparação do solo, o plantiu relacionando com alimentação saudável, o cuidado com a horta com a produção de composteira aproveitando os insumos de maneira consciente e a recilcagem:
Dia do plantio das flores de mel Dinâmica do plantio de feijão após ouvir o conto João e o pé de feijão Dinâmica do café do dia da mulher para as profes, aguardamos as mamães e as vovós no dia 28. Nossos momentos de alimentação saudável com a supervisão da nutriconista (por isso é importante a participação no "dia da fruta"):
E o dia da culinária? Temos propostas no projeto de direitos humanos focando na alimentação, porém a culinária também pode ser utilizada para produzir receitas sustentáveis como a massinha caseira:
Nosso momento de ágape (significa amor- é uma palavra de origem grega. Ágape pode ser o amor que se doa, o amor incondicional, o amor que se entrega) que ocorre durante os nossos almoços, janteres e integrações (festinhas). O objetivo é construir bons momentos com os amigos, interarir e ver o processo como uma degustação de modo afetivo:
Esse ano ainda temos a intenção de conseguir implantar em todas as turmas o uso do Sousplast, musicas clássica durante as refeiçoes e outras novidades. ❤️ Festa aniversariantes mês de janeiro e feveireiro Também inciamos o nosso pedagógico com o a sondagem e reconhecimento dos números, letramento, cores, formas e animais (ressaltamos que ainda estamos esperando a contribuição dos familiares enviando os elementos da natureza).
Tentativa de reproduzir formas utilizando também as cores. Tentativa ludica de reprodução das letras iniciais do nome utilizando farinha Conversa sobre as aranhas, em especial a aranha marrom e seus perigos. Contagem associando numeros, quantidade e elementos da natureza Construção das letras do alfabeto com elementos da natureza
Comentários