top of page

Processos de adaptação

  • pilaresdosaber1
  • 14 de fev. de 2024
  • 3 min de leitura

Acompanhe como está sendo a adaptação dos nossos pequenos



Os primeiros dias na escola provocam uma grande mistura de sensações que vão desde a excitação até a ansiedade e a angústia. Para as crianças, esse é o ponto de partida para um mundo novo e desconhecido, cheio de novas oportunidades e desafios. No caso dos pequeninos, mesmo uma volta de férias pode causar a necessidade de uma nova adaptação, já que os dias fora da rotina e na constante companhia dos pais muitas vezes faz com que eles estranhem o contexto escolar na hora do retorno.

Durante esse período é comum que a criança se sinta mais vulnerável, ansiosa e angustiada, o que acaba preocupando os pais — mas é importante ter em mente que esse processo deve ser levado com o máximo de naturalidade possível. Os pais precisam estar seguros para transmitir segurança para a criança. Portanto, é muito importante que vocês conheçam nossos projetos e a rotina de adaptação e sintam confiança na instituição. Semanalmente iremos manter nosso blogue atualizado, visando criar uma relação de confiança entre família e escola.

ree

Iniciamos falando sobre as nossas fofuras do infantil II, atualmente os "mais novinhos" na instituição. A eles dedicamos durante a primeira semana, um planejamento que contemplava muito amor, dedicação e tempo conhecendo nossa educadora referência- Isso foi feito por ela com contações de história e musicalização (coisa que eles amam!) a fim de estabelecer um vínculo afetivo.

ree

Nossa educadora, notou que a pesar desta turminha ser "menorzinha" demonstraram ao longo da semana segurança e autonomia para que pudéssemos iniciar nossas propostas que são de cunho pedagógico, como o uso do ateliê e a experiência com as tintas e o momento da culinária, conforme as famílias puderam acompanhar nos canais oficiais da escola.

ree

Já os nossos pequenos do infantil III e IV mataram a saudade de seus colegas e ficaram super animados com as novas propostas: iniciaram as aulas de inglês e espanhol com a prof. Mariana e assim como os bebês, foram acalentados e acolhidos com muito amor pelas educadoras de referência de suas turmas.



Pensando em proporcionar um ambiente acolhedor, diversos cantinhos para brincadeiras foram montados nas salas e os pequeninos puderam ter autonomia para escolher a brincadeira que mais se identificavam, momento que foi importante para incentivar novas amizades.



Acreditamos que a arte, movimento e a musicalização são processos importantes que devem ser estimulados durante a adaptação, mas procuramos tornar tudo espontâneo, sendo assim todos os processos de investigação (exploração dos instrumentos na sala de musica, brinquedos ou dos materiais no ateliê) foram feitos pelas crianças "ao seu tempo"; Ao longo das próximas semanas estas aulas passam a ser direcionadas, proporcionando aos pequenos um conhecimento sobre diversos materiais e a forma de uso deles na sociedade de modo geral.


ree

Claro que ainda teremos momentos em que eles serão livres para explorar, incentivando sua autonomia, mas aos pouquinhos estabelecemos uma rotina de forma leve para que eles sintam-se seguros e confiantes a participar de todas as propostas.



Nosso projeto de alimentação também já foi iniciado, este ano contando com a colaboração de nossa nova nutricionista Bruna Oliveira. Nossos pequenos já passaram a descobrir sobre o universo das frutas diariamente em rodas de conversa com sua educadora de referência. Momento que é feito logo após as rotinas diárias (chamadinha, histórias e demais propostas que envolvam conversas entre a educadora e os pequenos). Trabalhar todos os dias a alimentação pedindo a opinião dos pequenos é importante não apenas para que eles provem as frutas e identifiquem seus sabores, mas para que eles possam dar a sua opinião, expressar seus sentimentos e claro, socializar com os demais.


Lembrando que nossos pequenos do infantil II também participam de rodas de conversa e momentos como este, afinal, também são estimulados a opinar!


ree

Também é importante reforçar que passamos na adaptação por um processo de introdução alimentar. Reforçamos que para nós a hora da refeição é o 'agápe", onde as crianças interagem, podem provar e conhecer o mundo a sua volta. Alimentação é um processo maior que apenas sentir o saber das coisas, ela também trás conhecimento. Este ano, musica clássica foi introduzida durante as refeições visando criar um ambiente relaxante e agradável.





 
 
 

Comentários


175055383_350776510403465_7735889302097430397_n.jpg
  • Branca ícone do YouTube
  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram

Trabalhe conosco

  • Seja nosso parceiro: solicite nossa proposta de parceria através do whats: 41 99575-9430

Contate-nos

WhatsApp: (41) 9 9827 9606

Email: pilaresdosaber1@gmail.com

• Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa secretaria, das 08:00 às 17:00.

Endereço

Travessa Tereza Francisca Dissenha Conque, 234,

Silveira da Motta, São José dos Pinhais, PR CEP: 83010-240

CNPJ: 37.781.278/0001-53

© 2023 por Silli Ferreira para Mundo Criativo LTDA.

bottom of page