Somos uma escola fora da caixa
- pilaresdosaber1
- 24 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de dez. de 2023
Princípios que tornam nossa instituição mais humanizada
Aqui nós optamos por não utilizar apostilas, mas isso não quer dizer que nossas crianças não aprendem. Escolhemos o BRINCAR como o fio condutor de nosso projeto educativo. Escolhemos uma experiência vivida ao invés "da folinha xerocada", e isso não significa que nossas crianças não aprendem. Não utilizamos brinquedos de plástico com frequência e isso não significa que nossas crianças não brincam com qualidade. Pelo contrário, elas possuem autonomia para criar suas brincadeiras.

Quando optamos por utilizar espaços sem cadeiras e mesas para todos poderem sentar ao mesmo tempo, não quer dizer que as crianças não aprendem. Acreditamos que assim, garantimos o direito ao tempo sem fragmenta-lo em pedacinhos. Quando é necessário nossas crianças são convidadas a se sentarem em cadeiras e utilizam mesas, mas não todas ao mesmo tempo e isso, para nós é sinal de evolução! Porque será que pra tanta gente acha que escola ainda é um lugar que precisa se manter inerte, estático, paralisado?

Escolhemos ser quintal e não um clube esportivo e isso também não quer dizer que nossas crianças não aprendem. Escola não é fabrica, é espaço de vida coletiva!
Escolhemos acolher ao invés de controlar, e isso não quer dizer que nossas crianças não aprendem. A escola para as crianças pequenas é um ecossistema intenso de interações e representações cognitivas e afetivas, que não segue a lógica fabril, de quem trabalha pela produtividade... Escolhemos ser livres de esteriótipos, aqui as crianças aprendem enquanto brincam, enquanto convivem, enquanto vivem um cotidiano respeitoso.
Ha se as pessoas grandes ao menos lembrassem com mais frequência da infância que tiveram... A maioria delas entendereia a importância do quintal, do chão, da simplicidade e da escola na vida das crianças.
Aqui elas procuram pedrinhas no quintal como se fossem tesouros, enquanto nossas colaboradoras e professoras incentivam, mosntram, provocam a âncora das aprendizagens; ao nosso ver é a forma mais bonita de viver a infância, não como uma preparação para a vida adulta, mas como o direito de viver a vida como criança.




Comentários